Quem pode atuar como psicoterapeuta?

15 nov, 2021 | Nenhum Comentário

Quem pode atuar como psicoterapeuta?

Para falarmos sobre esse assunto, primeiramente temos que definir o que é a psicoterapia. De uma maneira bem generalizada, podemos dizer que a psicoterapia é um tipo de terapia que tem o objetivo de tratar os problemas psicológicos, como a depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental. Atualmente existe uma diversidade de profissionais que exercem a profissão de psicoterapeuta, embora o psiquiatra e psicólogo estejam mais associados a esta profissão.

Aspectos Legais – O Conselho Federal de Psicologia regulamentou a atuação dos psicólogos na psicoterapia através da Resolução CPF 010/2000. Essa regulamentação não diz que somente os psicólogos podem exercer a psicoterapia, como podemos pensar. Entretanto, o Conselho de Psicologia zela, orienta e fiscaliza o serviço de psicoterapia, assim como todo o trabalho do psicólogo, em qualquer outro âmbito. Então, se você tiver dúvida sobre o profissional, você pode entrar em contato com o Conselho Regional de Psicologia. No caso, de consultas online, temos que ser inscritos no e-psi, para que tudo esteja regulamentado.

         Não existe regulamentação, ou fiscalização quando a psicoterapia é realizada por profissionais sem conselhos. Psicólogos e médicos psiquiatras tem uma formação acadêmica condizente com a psicoterapia e conselhos que fiscalizam sua prática, mas realmente no momento a psicoterapia não é exclusiva destes profissionais.

O que é importante para a escolha de um bom profissional?   

         É pertinente à profissão de psicoterapeuta um conhecimento de técnicas científicas para que possa abordar o sujeito, acolhendo-o e intervendo para uma melhoria da saúde mental do cliente/paciente, um posicionamento crítico aos diversos fatores que impactam à saúde das pessoas na atualidade, aprimoramento constante, participação em grupos de estudos, além de uma boa formação acadêmica, ética e acolhimento.

Avaliações

Deixar um comentário

Por favor deixe seu comentário ou avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum Comentário ou Avaliação