Somatização, doenças mentais às doenças físicas

15 nov, 2021 | Nenhum Comentário

Somatização, doenças mentais às doenças físicas

Somatização… “NOSSO CORPO FALA DE NOSSAS EMOÇÕES”, ao mesmo tempo nossas DOENÇAS são como um termômetro dizendo como estamos, quem somos, como funciona a nossa dinâmica psíquica. As doenças são grandes aliadas na busca do nosso autoconhecimento.

Alguns conceitos mais técnicos:
O que é somatização?
Trata-se de um processo pelo qual distúrbios de origem psíquica, emocional, traduzem-se em mal-estar, com ou sem causa orgânica definida.
Quais os principais sintomas relatados pelos somatizadores?
Dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, inchaço, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal e torpor.

Já no século XII, Maimônides, um médico mouro falava da importância de ouvir o paciente, de dar atenção a parte psicológica… Ele dizia assim:
Uma consulta deve durar uma hora. Durante dez minutos, ausculte os órgãos do paciente. Nos cinquenta minutos restantes, sonde-lhe a alma

Mas ainda damos pouca importância ao trabalho do psicólogo, feito através da escuta das palavras, sem uma pílula mágica. Na antiga medicina oriental, um sintoma, mesmo sem causa orgânica suficientemente identificada é, em si, um desequilíbrio a ser curado. Mas nossos médicos, aqui do ocidente, quando não detectam alguma causa orgânica muitas vezes falam: “Você não têm nada”
Os sintomas são reais. O sofrimento desses pacientes não é menor do que daqueles que apresentam problemas com causas orgânicas bem definidas. As situações que mais deflagram respostas somáticas são as de stress decorrente de um luto ou de uma separação conjugal. Para não falar da onipresente depressão, é claro.
Asma, úlceras, fibromialgias, gastrite, alergias e herpes, têm um componente fortemente somático.

Adoeceríamos bem menos se lidássemos melhor com nossos sentimentos. Rüdiger Dahke entende a doença como um fenômeno repleto de sentido – um caminho para a alma levar à consciência conflitos não solucionados. Para isso, é preciso entender o significado oculto dos sintomas, ou seja, decifrar a mensagem da doença. Ela oferece meios para a pessoa ajudar a si mesma, fazendo com que assuma a responsabilidade pelas tarefas de aprendizado que as doenças lhe sugerem.

Adoeceríamos bem menos se falássemos mais dos nossos sentimentos, o ressentimento é uma das principais causas das doenças psíquicas, guardar ressentimento é como se você todo dia tomasse veneno esperando que o outro morra, quem vai terminar morrendo é você.

As crianças também somatizam, muitas crianças quando têm um medo de alguma coisa adoecem com problemas na garganta, que simbolicamente está relacionada à controle. Relações onde a mãe está muito próxima sempre dizendo o que é para fazer, sufocando, é comum também a bronquite.
Na verdade se eu tenho raiva, em algum lugar do corpo vai aparecer essa raiva, “estourar a raiva”, como diz um ditado popular quando a boca cala os órgãos falam, quando a boca fala os órgãos saram.

As doenças se manifestam com emoções que não sabemos lidar e que eclode em algum lugar, todos temos raiva, amor, inveja, se não canalizarmos, ou seja, não trabalharmos essas emoções, vamos somatizá-las.

Portanto, a psicoterapia é responsável não só pela nossa saúde mental, mas também pela saúde física.

Deixar um comentário

Por favor deixe seu comentário ou avaliação

Nenhum Comentário ou Avaliação